Tecnólogos em RH, administradores ou psicólogos - quem deve fazer a gestão do RH nas empresas?

23/03/2016
Imagem retirada de http://www.udf.edu.br/graduacao/curso/gestao-de-recursos-humanos/
Imagem retirada de http://www.udf.edu.br/graduacao/curso/gestao-de-recursos-humanos/

Esse tema já é polêmico por si só, pelo fato de abranger três categorias de profissionais que vem crescendo muito no mercado de trabalho.

Mas vamos lá!!! Na verdade depende muito.
 
Depende muito do tamanho da empresa, depende muito do objetivo da empresa e depende muito dos recursos financeiros das organizações.

Cada um desses profissionais em questão tem seus conhecimentos específicos nesta área de atuação, uns mais objetivos e outros bem mais amplos.

Agora vamos ver as diferenças de cada um em sua formação e seu seguimento de atuação nas organizações:
 
O TECNÓLOGOS EM RECURSOS HUMANOS : o curso  tem a duração de 2 anos( 4 semestres)  , dando o titulo de tecnólogo em recursos humanos , é totalmente focado nas rotinas do departamento com uma visão mais objetiva , estes profissionais ainda sofrem muito preconceito pelo fato do curso ser considerado de curta duração (acredito eu que  isso não faz com que ele seja menos capacitado ), se tornando assim uma mão de obra bem mais barata.
 
OS ADMINISTRADORES
O curso tem a duração de 4 anos( 8 semestres) , dando o titulo de bacharel em administração de empresa, este profissional pode trabalhar em vários dos departamentos de uma organização, mas focando em RH,  ele tem uma visão muito mais ampla referente ao capital de pessoas e de recursos financeiros ( geralmente este trabalha no RH e DP fazendo uma junção dos dois departamentos em um só ). Por muito tempo este profissional imperou nas gestões de diversos departamentos dentro das organizações, mas teve que aprender a dividir espaço com os psicólogos .
 
PSICÓLOGOS
O curso tem a duração de 5 anos, dando o titulo de bacharel em psicologia ( 10 semestres). Este profissional vem crescendo dentro das organizações , atuando na analise de comportamento dos colaboradores e acima de tudo desenvolvendo talentos .
 
Existe até uma "rixa" entre os profissionais mas tem espaços para todos.
 
Uma empresa é composta por gente e esse profissional tem que ser acima de tudo muito bem valorizado, pois o mercado é grandioso e absorve os profissionais mais capacitados de acordo com o perfil de cada empresa.O mercado vem crescendo gigantescamente e já mostrou a todos a sua importância nas empresas.

Fonte: Administradores.com, escrita por Arthur