O que é Prêmio Nacional de Qualidade?

Prêmio é o reconhecimento máximo à excelência da gestão das organizações no Brasil

Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

O PNQ reconhece as organizações que são referência em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Benefícios ao Participar do PNQ

Com base na avaliação recebida no final do processo do PNQ, fruto de uma análise do Relato Organizacional (RO) preenchido pela  candidata e da visita às instalações da candidata, as pessoas ligadas à organização passam a observá-la de maneira abrangente, ou seja, de forma sistêmica, considerando todos os seus processos. Isso faz com que os colaboradores foquem nos mesmos objetivos e, como consequência, na obtenção de resultados globais.

O Relato Organizacional permite avaliar não somente fornecedores e clientes, como também parceiros e até concorrentes. A partir desse ponto, a organização candidata já começa a ter um diferencial. É a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de nível classe mundial.

Ao se candidatar ao PNQ, a organização realiza uma profunda análise de sua gestão, que é efetuada por avaliadores treinados e capacitados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética. Ao final do processo, a empresa obtém um amplo Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), com comentários que sinalizam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, assim como os eixos potencializadores e fragilizadores da gestão.

Após criterioso processo de avaliação, com duração de aproximadamente quatro meses, é realizado o anúncio das organizações reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). Ele representa um momento singular para o empresariado brasileiro, pois é o momento em que líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são destacados por sua trajetória em busca da excelência da gestão.

Em 2015, a 24ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconheceu oito organizações no total, sendo duas Magna cum laude, duas Premiadas, uma Finalista e três Destaques por Critério. Clique aqui e saiba quais foram as empresas reconhecidas.

Texto retirado do site da Fundação Nacional de Qualidade. Para mais informações acesse http://www.fnq.org.br/

Fonte: Fundação Nacional de Qualidade