Definição do que é “Consultoria”

Do latim consultare, significa “aconselhar”. Sem dúvida alguma, é aquilo que um consultor mais faz no seu dia a dia. Para Peter Drucker o consultor é aquele que identifica as necessidades e sugere as mudanças a uma organização.

Por definição, é também um processo interativo entre um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais nas tomadas de decisão. Não tendo, entretanto, o controle direto da situação.

Block (2001) afirma que é quando uma pessoa está em posição de exercer alguma influência sobre um indivíduo, grupo ou organização, mas que não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação.

Todas as vezes que você aconselha alguém que esteja diante de uma escolha, você está dando uma consultoria. Para Dino Mocsányi ser consultor é uma forma especial de exercer a sua própria profissão.

Percebe-se que embora o tema pareça ser novo, a consultoria enquanto profissão e estilo de vida já existe no mercado há mais de 25 anos.

Enfim, para nós da ViaGestão, a definição do produto ou serviço que o consultor vai oferecer ao mercado representa o principal item para a sua consolidação no mercado. Ele representa o elo de ligação entre a sua consultoria e a empresa-cliente.

Metodologia

A ViaGestão tem por princípio oferecer soluções objetivas e práticas, baseadas em conceitos e melhores práticas testadas nos principais centros empresariais do Brasil, respeitando a cultura organizacional de seus clientes, bem como seus recursos humanos e materiais.

Outros diferencias da ViaGestão:

  • Excelência em executar estratégias de negócio;
  • Tradução da cultura da empresa (Diretoria) para a solução;
  • Comprometimento e flexibilidade da equipe de consultores;
  • Capacidade de potencializar recursos;
  • Transferência de conhecimento;
  • Conhecimento de Processos: Vendas, RH, Financeiro, Operações etc;
  • Metodologia comprovada por médias e grandes empresas;
  • Competência em projetos especializados e customizados;
  • Pesquisa de novas soluções e eficácia na implementação.

No caso de projetos de Consultoria, a ViaGestão utiliza-se de técnicas de Gerenciamento de Projetos (baseadas no PMI – Project Management Institute) para garantir o adequado planejamento, execução e controle de todas as atividades pertinentes ao trabalho. Temos ainda como filosofia o trabalho conjunto com a organização e não somente a orientação técnica. Isto é, nossos consultores participam ativamente de todas as etapas para a realização do projeto em questão, presente nessa proposta. Segue ilustração da sequência lógica utilizada para atingir as metas estabelecidas para o projeto, reconhecido mundialmente como método PDCA: